As pequenas diferenças nas essências florais de Bach

O sistema de florais de Bach é de fato simples, são 38 essências florais divididas em 7 grupos e cada essência representa um estado emocional ou traço da personalidade que precisa ser trabalhado para que a personalidade e seu propósito divino entrem em sintonia. Porém é preciso um pouco de auto conhecimento e de conhecimento terapêutico para selecionar os florais mais adequado para você. A idéia é encontrar a “raiz” das emoções que estão causando a insatisfação. 
Nos florais de Bach é recomendado usar no máximo de seis a sete florais. Todavia menos é mais, ou seja, um excesso de mistura de florais pode “confundir” ainda mais as emoções do paciente. Particularmente, gosto de usar no máximo cinco florais para o tratamento mensal, visto que um vidro de 30 ml tem a durabilidade de 30 dias. O ideal é focar nas emoções que mais estão incomodando no hoje e ir tratando aos poucos, ao longo dos meses as demais emoções que forem surgindo. Como um casca de cebola, onde iremos tratar o que é mais aparente e por consequente ir tratando as outras camadas. 
É possível observar que com o caminhar da terapia junto a um profissional, o paciente consegue ter a mente mais tranquila e serena, com um auto conhecimento mais elevado e assim expressando melhor o que está sentindo.
O sistema possui florais que por alguns momentos se assemelham a outros entre si. Pois nem sempre é fácil perceber a “raiz” de determinado incomodo. Segundo a autora Mechthild Scheffer (1981), representante do Bach Centre na Alemanha, Suíça e Áustria; abaixo irei mostrar a diferença entre os florais utilizados para pessoas que estão abertas para influências e indecisão, gerando inseguranças e dúvidas internas.

Essência Centaury – Facilmente influenciado porque a própria vontade é fraca.

Essência Cerato – Facilmente influenciado porque não tem confiança no próprio julgamento.

Essência Scleranthus – Facilmente influenciado em virtude de ausência total de foco mental, durante todo o tempo. É levado de um lado para o outro no nível de energia.

Essência Wild Oat – Facilmente influenciado por emoções não definidas.

Essência Honeysuckle – Facilmente influenciado porque a mente insiste em viver no passado.

Essência Clematis – Facilmente influenciado porque a mente tende a viver no mundo da fantasia.

Essência Walnut – Facilmente influenciado em virtude do aumento da sensibilidade e da instabilidade durante fases importantes de novos inícios de  vida.

É importante ser sincero consigo mesmo, e trabalhar sempre no auto conhecimento para selecionar o melhor floral. Tenho observado que após 2 semanas de uso, sendo a posologia 4 gotas 4 vezes ao dia, uma melhora do estado mental, e em alguns casos melhora física também, do paciente. Em geral os relatos partem do próprio paciente, e em outros casos através de minha observação pelo convívio. 

Quer saber mais sobre os benefícios dos florais e da aromaterapia em sua vida? Não esqueça de se inscrever no blog e acompanhe os post semanais que faço. 

Ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s